No dia 22 de agosto a Comissão Organizadora da 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais e o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), se reuniram na Plenária Estadual de Entidades, Movimentos Sociais, Sindicais e Populares com diversos grupos sociais, população negra, indígena, cigana, além das comunidades originárias e tradicionais, para discutirem o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Este encontro faz parte da própria conferência estadual que será realizada de 1º a 4 de setembro, no Expominas.
A previsão da SES-MG é participação de cerca de 3 mil pessoas de todas as regiões do Estado. A última etapa será a 15ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para o período de 1º a 4 de dezembro, em Brasília-DF. O tema principal em todas as etapas é “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.
A AMAPEM esteve presente por meio da sua Vice-presidente, Tatiane Guimarães, garantindo as discussões voltadas para o fortalecimento dos diretos do paciente. Estiveram presentes representante da Associação de pessoas com deficiência de Montes Claros e do Movimento das pessoas com doença de Parkinson de Timóteo.