AMAPEM no Ciclo de Debates "Judicialização da Saúde" na ALMG



No dia 14 e 15 de setembro a AMAPEM esteve presente no Ciclo de Debates Judicialização da Saúde, realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O evento teve como objetivo debater o cenário atual da judicialização da saúde no Brasil, suas causas, o impacto no orçamento público e as possíveis soluções para reduzir o número de processos judiciais.

O evento foi coordenado pelos deputados Doutor Wilson Batista (PSD), 3º secretário da Mesa e autor do requerimento que deu origem ao evento, Antônio Jorge (PPS), presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas, e pelo deputado Arlen Santiago (PTB), presidente da Comissão de Saúde. O Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, esteve presente na mesa de abertura e deu seu parecer em relação a essa discussão sobre judicialização, considerando que eventos como esse são sempre muito dignos de serem feitos, por significarem um diálogo entre população e Estado, que entende seu dever junto à Política do SUS.

Apesar da temática ser uma preocupação para os municípios, a presidente da AMAPEM, Aline Esteves, se mantem segura frente aos processos que garantem o acesso adequado aos medicamentos pelas pessoas com Esclerose Múltipla, já que 89% dos processos são relacionados a medicação.
Ressalta: "A presença da associação é muito importante por se tratar de um evento que discute a dignidade humana do paciente. Concordo com Dr. Fernando Aith quando afirma que judicializa-se quando sente-se que a saúde foi prejudicada, pois os processos judiciais são uma forma de manifesto quando o direito à saúde não é garantido. É justamente esse direito que os pacientes precisam explorar para que vivam em paz."

Se quiser saber mais sobre esta discussão na Assembléia, clique aqui.

logo amapem

 
Copyright © 2015 AMAPEM